Bahia

Cachoeira assume simbolicamente o governo da Bahia em cerimônia pelos 25 de Junho

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, tornou-se simbolicamente a capital da Bahia nesta quinta-feira (25), durante uma cerimônia que relembra sua importância histórica nos movimentos que contribuíram para a Independência do Brasil na Bahia. A transferência temporária da sede do governo estadual é realizada há 19 anos e rememora os acontecimentos de 25 de junho de 1822, quando moradores iniciaram os confrontos contra as tropas portuguesas.

Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o significado da data para a história baiana.

“É o quarto ano meu no governo e quatro anos aqui simbolizando a transferência do governo, demarcando, portanto, o momento em que a gente começou a caminhada pela Independência do Brasil na Bahia”, afirmou.

Pela primeira vez, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário participaram conjuntamente da transferência simbólica de suas sedes para Cachoeira. A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos, ressaltou a integração entre as instituições em reconhecimento ao papel histórico desempenhado pelo município.

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, destacou o fortalecimento das ações voltadas à preservação da memória da Independência, especialmente por meio do programa Rotas da Independência, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação.

Segundo o historiador Fábio Batista Pereira, o 25 de Junho representa uma das datas mais importantes para Cachoeira, São Félix e todo o Recôncavo Baiano, por simbolizar o início da ruptura com o domínio português.

A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa que oficializa a transferência simbólica dos Três Poderes e a execução do Hino de Cachoeira, em homenagem à cidade que teve papel decisivo na expulsão definitiva das tropas portuguesas em 1823.

Botão Voltar ao topo