Mundo

Canonização do 1º santo millennial, acontece neste domingo no Vaticano

Neste domingo acontecerá a canonização do beato Carlo Acutis (7), no Vaticano.

O adolescente, faleceu aos 15 anos de idade, após um quadro agudo de leucemia.

Ele ficou conhecido como padroeiro da internet, já que usava as redes para evangelizar.

Carlo será o primeiro santo da geração millennial, que inclui todos os nascidos entre as décadas de 1980 e 1990.

Segundo a Agência Brasil, a cerimônia está agendada para as 10h no horário local (5h no horário de Brasília) e será presidida pelo papa Leão XIV, a primeira desde que assumiu seu pontificado, em maio deste ano.

O reconhecimento da santidade de Carlo veio a partir de dois milagres atribuídos ao jovem. O primeiro, que levou à beatificação, ocorreu em 2013, em solo brasileiro, na capital sul-mato-grossense Campo Grande. À época, o menino Matheus Vianna, com 3 anos de idade, sofria de uma doença congênita no pâncreas e foi curado sem nenhum tipo de respaldo científico ao tocar uma relíquia de Carlo.

O segundo milagre, de acordo com o Vaticano, refere-se à sobrevivência e rápida recuperação de Valéria Valverde, da Costa Rica. Em 2022, a jovem, então com 21 anos, estudava em Florença, na Itália, quando sofreu um grave acidente de bicicleta. A mãe de Valéria fez uma peregrinação à cidade de Assis para rezar pela cura da filha no túmulo de Carlo. No mesmo dia, a jovem começou a respirar sem aparelhos.

Foto: Fundação Carlo Acutis / Divulgação

Botão Voltar ao topo