Bem-vindos ao Proseando a Política! Aqui o humor encontra à política, e nossos textos rápidos e divertidos, tem sempre boas risadas, e umas cutucadas do bem.

MAX BEM PRESTIGIADO!
A posse de Max Passos como Diretor-Geral do Detran foi marcada por abraços, sorrisos e aquele “tapinha nas costas” típico de evento político. Amigo, colega de trabalho, adversário… todo mundo deu as caras. A turma da oposição tirou o blazer do armário e foram prestigiar Max. Boa sorte e sucesso, Max Passos!
A MIRA EM ANGÉLICA.
Já virou clássico: falou em números e empréstimos, a mira política cai em cima da vereadora Angélica. Ela insiste em se manter independente, mas, para a turma da situação, independente é sinônimo de oposição. E quando a vereadora resolve mostrar as contas da gestão dos últimos 5 anos, aí, meu amigo…prepare-se para o show de réplica, tréplica, e gritos dignos de campeonato de torcida organizada.
ADULTO KAUÃ!
Apesar da pouca idade, Kauã vem se comportando como “adulto responsável” na função de presidente do PT de Cruz das Almas. Essa semana, ele foi à rede falar de um tema delicado: a adultização e sexualização de menores. E, claro, apontou o dedo para o bolsonarismo, que adora fingir moralidade enquanto age como turma da 5ª série. Enquanto uns fazem piada de corredor de escola, aderem às coisas erradas, outros tentam discutir o que realmente precisa ser feito. Kauã, ponto pra você.
NÁDIA TRABALHANDO, GENTE DORMINDO!
Enquanto alguns cochilam em plena luz do dia (aguarde que já já chegamos lá), a secretária Nádia Moura segue mostrando serviço. Dentro da campanha Agosto Lilás, implantou a “Boutique Solidária” do CRAM, garantindo roupas, calçados e acessórios para mulheres assistidas. Porque, convenhamos: alguém tem que trabalhar, né?
UNS BOTAM PEDRA E CIMENTO, OUTROS BOTAM ÁGUA.
Calçamento é ótimo, mas nada se compara à chegada da água tratada. Nesta semana, a comunidade do CaminhoÁ celebrou os testes de ligação da CERB, passo importante para o fornecimento de água potável. O ex-presidente da Câmara, Thiago Chagas, comemorou ao lado da vereadora Angélica Oliveira, agradecendo aos deputados aliados e ao governador Jerônimo. Pedra é boa, mas água é vida. Valeu Thiago, Deputados e JERÔNIMO!
A DIRETORA DORMINHOCA!
Sonequinha depois do almoço? Uma delícia. Mas a coisa fica feia quando o cochilo é na cadeira da repartição, em pleno horário de trabalho. Uma diretora foi flagrada dormindo pesado. Pelo visto, o peso da caneta anda mais cansativo que o da enxada.
ANDRÉ ELOY SENDO ANDRÉ ELOY!
Na última sessão da Câmara, o vereador André Eloy mostrou, mais uma vez, que não é de abaixar a cabeça nem de “comer reggae”. André, rebateu com firmeza um card malicioso disparado para jogar a população contra os vereadores de oposição. “Direito de indicar e reivindicar” foi o recado de Eloy. E olha… se a ideia era constranger, deu ruim, André não se curvou, até porque fazer card apelativo com foto oficial dos vereadores e ainda deixar digitais à mostra? Isso tem nome: cara de pau escancarada!
A SALADINHA DE FRUTA DE DR. THIAGO GILLENO EM CRUZ DAS ALMAS!
O ex-prefeito de Ponto Novo e pré-candidato a deputado, Dr. Thiago Gilleno, resolveu temperar a política com uma verdadeira salada de frutas de alianças. A misturada de partidos numa reunião em um Instituto aqui em Cruz das Almas rendeu viu. Repara a turma:
Podemos: Jeferson Vidal, Thiago da Toquinha e Gival;
União Brasil: Sidy Trindade, Karina Brito, Nilton Souza e Rony Balbúrdia;
MDB: Paulinho Pelo Certo;
PDT: Paulo Henrique (PH);
PP: Ricardo Pinheiro;
E até Maroca, que anteriormente era do Avante também passou por lá.
A diversidade foi tanta que de fato a reunião parecia mais um pomar do que encontro político. A próxima, dizem, contará com o próprio pré-candidato. Que se preparem os contrários, porque essa salada de fruta tá querendo incomodar viu. E, se não houver cabresto, aí sim, a salada de fruta pode azedar geral alguns por aí.
EDNALDO, MESTRE DOS REMENDOS!
Em Cruz das Almas, prefeito Ednaldo Ribeiro não governa: ele faz crochê político. É um verdadeiro “artesão da emenda”. Deputado trouxe verba? Vira compadre. Não trouxe? Ganha um cafezinho e a promessa de “volte sempre”. Aqui não se nega abraço, ainda mais se tiver cheque carimbado junto.
Detalhe: 90% desses deputados já batem continência pra Jerônimo. Ou seja, em 2026, o governo vai jogar dos dois lados do campo, será? Desse jeito, ele apita o baba, vende ingresso e ainda sai correndo pro abraço, de quem ganhar.
Parece que em Cruz City não existe base política, existe base de costura. Além disso tem vereador que de fato não se governa, se emenda, se é que você me entende.
E assim encerramos mais uma edição do Proseando a Política. Aqui a regra é simples: se não dá pra mudar, pelo menos dá pra rir. Até a próxima, minha gente!

Poeta/Escritor, radialista e assessor político. Âncora do Jornal Zero75 na Excelsior Recôncavo, redator do site e comunicador esportivo e político. Filho de Carlitão e Aninha Parteira, Pai de Pedro e Cauã. Apaixonado pelo Bahia, o cara do Proseando a Política e bloguer de reflexões e aFÉto. Satisfação, Binno!