Internado há mais de dez dias ,um homem da comunidade do Araça, zona rural de Cruz das Almas está internado na Unidade de Pronto Atendimento – UPA24h, precisando ser regulado para uma rede hospitalar para a realização de uma cirurgia.
Diante da dificuldade de remanejar o paciente para uma unidade de saúde, a família do paciente de prenome Fernando fez um apelo nas redes sociais. A irmã de Fernando gravou um vídeo relatando a situação de saúde que é preocupante, de acordo com familiares ele precisa passar por uma drenagem torácica, também conhecida como drenagem pleural.
Na manhã desta sexta-feira, 17, o Jornal075 teve a informação de que Fernando será submetido ao processo cirúrgico na UPA de Cruz das Almas por um médico e um enfermeiro da unidade afim de adiantar a situação do paciente. A Unidade reiterou que apesar do procedimento ser realizado na UPA, Fernanda ainda estará em tela de regulação do estado para continuar o Pós operatório que terá que ser em outro hospital pois UPA24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares.
Pacientes do sistema público de saúde de todo o estado enfrentam grandes dificuldades para conseguir transferências para hospitais do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), o tempo médio de espera na regulação é de até 72 horas, mas segundo a pasta, esse tempo pode ser maior pela falta de recursos, e ausência de médicos especialistas.
Até o fechamento dessa matéria nossa equipe não obteve respostas da Regulação do Estado da Bahia.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.