Bahia

Corrente majoritária do PT realiza plenária em busca de um novo nome para concorrer à presidência do partido

A corrente majoritária do PT, Construindo um Novo Brasil (CNB), realiza neste sábado (26/4), a partir das 9h, uma plenária no auditório da Assembleia Legislativa em Salvador para tentar definir um nome de consenso, da própria CNB, para disputar as eleições internas do partido que ocorrerão no dia 6 de julho. Reconhecido nos últimos meses como um dos grandes articuladores na busca da unidade da CNB na Bahia, “para que o PT possa enfrentar os desafios dos próximos tempos”, o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, destacou a importância das eleições internas do PT, único partido do Brasil e talvez um dos poucos do mundo que realiza um processo de eleição direta em que o filiado ou filiada pode votar.

“No dia 6 de julho, qualquer filiado ou filiada vai poder chegar na urna eletrônica do TRE para eleger não somente o seu presidente ou presidenta do diretório municipal e estadual, mas também o presidente ou presidenta do diretório nacional”, ressaltou.

Segundo Bacelar, há muitos candidatos e candidatas à presidência do PT, com várias correntes. “A tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), à qual pertenço, é majoritária. Nesta grande plenária de sábado tentaremos um consenso diante de um nome para a presidência do diretório estadual”, explicou Bacelar. Ele informou que o atual presidente Eden Valadares, que está na presidência estadual desde 2019, já se pronunciou informando que já cumpriu o seu papel e não pretende ser reconduzido, até porque seu mandato já foi postergado devido à pandemia.

“A CNB deve definir este nome, conversando com as outras tendências”, pontuou o coordenador da FUP, que tem sido uma das vozes mais respeitadas do governo Lula através de sua participação ativa como membro dos conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) e de Participação Social (CPS).

“É louvável que tenhamos um partido com essa democracia plena. Os outros partidos costumam ter eleição indireta, definida pela cúpula. É o presidente estadual do partido que decide quem será o presidente municipal. É importante para a democracia que as eleições internas do PT sejam um exemplo de boa prática para outros partidos”, observou Bacelar.

Fontes do partido consideram a possibilidade de que o nome de consenso da CNB seja o de Everaldo Anunciação, ex-presidente do PT na Bahia e atual vice-presidente do partido em nível nacional.
Bacelar destacou ainda a necessidade de os membros da CNB, entre os quais dirigentes do PT e lideranças do movimento social ou sindical participarem da plenária neste sábado, na qual estarão presentes figuras destacadas do PT nacional, a exemplo de Edinho Silva, candidato da CNB à presidência nacional do partido, o senador Humberto Costa, hoje presidente interino do PT, que está fazendo a transição “após o grande mandato da nossa presidenta Gleise Hoffmann”, hoje ministra. O ex-ministro Luiz Dulci, o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Marcio Macedo, de Sergipe, e a atual tesoureira do PT Gleide Andrade.

Via Política Livre

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas