O Brasil pode passar boa parte de 2025 com bandeira verde na conta de luz — sem cobranças adicionais nas faturas. A previsão é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, que se mostrou otimista em relação às condições climáticas e ao cenário energético do país.
“Se continuarmos com essa previsão de chuva, principalmente nos locais estratégicos para a geração de energia, a perspectiva é que tenhamos bandeira verde ao longo do ano”, afirmou Feitosa durante um pronunciamento nesta terça-feira (21/01).
Apesar disso, Feitosa destacou que ainda não é possível cravar qual será o cenário tarifário para o ano, que depende do comportamento do período seco, que se inicia em maio. “Somente no começo do período seco, com o monitoramento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, teremos uma visão mais clara”, explicou.
Segundo o diretor-geral, caso ocorra algum momento de estresse no fornecimento de energia durante o período seco, as bandeiras tarifárias podem oscilar entre amarela e vermelha. Ainda assim, ele reforçou que a expectativa para o ano é favorável, com predominância da bandeira verde na maior parte de 2025.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.