Cruz das Almas

Morre Manelito Sá: uma Vida Dedicada à Educação, Cultura e Política

Faleceu Manoelito Roque Sá, uma das personalidades mais ilustres de Cruz das Almas, que dedicou sua vida à educação, à cultura e à política. Nascido em Lençóis, em 1º de julho de 1934, era filho de João de Andrade Sá e Almerinda Queiroz. Formou-se professor em 1958 pelo Colégio Alberto Torres, onde foi orador da turma.

Manelito começou sua carreira no magistério como professor primário no Prédio Escolar Comendador Themistocles, lecionando, ao longo de 30 anos, disciplinas como História do Brasil, Geografia e OSPB no Colégio Alberto Torres e no Colégio Cruz das Almas. Ele também atuou no MOBRAL, em 1973, ajudando na alfabetização de adultos.

Na política, fundou o Partido Democrata Cristão em 1957 e foi eleito vereador em 1965 e 1966. Manelito foi um cruzalmense adotado e declarado cidadão da cidade em 1997. Nas artes literárias, publicou obras marcantes como Acta e Atos, um relato da história política local, e A Flor Que Me Conspira, com poemas e contos que atravessaram décadas de inspiração.

Fundador da Cadeira n.º 15 da Academia Cruzalmense de Letras, Manelito deixa um legado inesquecível na história de Cruz das Almas.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas