Cruz das Almas

Posto em Cruz das Almas é interditado por irregularidades em operação da ANP

Durante uma operação de fiscalização realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), um posto localizado às margens da BR-101, em Cruz das Almas, foi interditado por irregularidades no abastecimento de diesel S10 comum. A denúncia apontava que o volume dispensado pelo bico de abastecimento estava abaixo do anunciado. A cada 20 litros cobrados, o consumidor recebia apenas 19,5 litros, configurando prejuízo ao cliente e descumprimento da legislação vigente.

A operação, realizada na última semana, inspecionou 26 postos em várias cidades da Bahia, incluindo Salvador, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana e Alagoinhas. Em outros municípios, como São Sebastião do Passé e Alagoinhas, foram identificadas fraudes ainda mais graves, com postos comercializando gasolina adulterada com teor de etanol muito acima do permitido pela lei, que é de 28%. Em alguns casos, o percentual de etanol chegou a 53%.

Além disso, dez outros estabelecimentos foram autuados por problemas como falta de instrumentos para teste da qualidade dos combustíveis, informações incompletas ao consumidor e uso indevido de marcas de distribuidoras.

A ação contou com a colaboração da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), da Polícia Militar e da Polícia Civil, demonstrando um esforço conjunto para garantir a segurança e os direitos do consumidor. Amostras coletadas durante a operação foram enviadas para análise laboratorial e servirão para aprofundar as investigações.

Compartilhe esta notícia

Publicidade

Mais lidas