Na manhã desta quarta-feira (18), um protesto contra a instalação de um guard rail no trecho da BR-101, em Cruz das Almas, causou a interrupção do trânsito na rodovia. A instalação da barreira física, que visa proteger veículos desgovernados e impedir o acesso de animais à via, bloqueou um dos acessos ao povoado de Baixa de Toquinha, gerando insatisfação entre os moradores locais.
Após negociações, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Prefeitura de Cruz das Almas chegaram a um acordo para atender às demandas da população. O DNIT se comprometeu a:
1. Abrir o acesso à BR-101 pela entrada próxima à Hiperferro (primeira entrada de Toquinha), restabelecendo a ligação entre o Capivari e a rodovia.
2. Instalar duas lombadas: uma antes da entrada da Hiperferro e outra na entrada do Grêmio.
3. Instalar faixas de pedestres na ligação da nova Avenida Crisógno Fernandes.
4. Criar um acesso ligando a nova Avenida Crisógno Fernandes ao povoado de Toquinha.
5. Manter uma passagem exclusiva para pedestres na subida próxima à mangueira (embarque e desembarque de transporte coletivo).
A Prefeitura, por sua vez, comprometeu-se a apresentar um projeto ao DNIT para melhorar a infraestrutura dos acessos, incluindo a criação de um espaço para embarque e desembarque de ônibus na ladeira da entrada de Toquinha, próximo à Crisógno Fernandes. Além disso, a administração municipal prometeu iniciar, ainda nesta semana, o asfaltamento do trecho que liga o calçamento ao acesso da BR-101.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.