Um CNU para professores deve ser realizado em breve. O ministro da Educação, Camilo Santana, já adiantou que o concurso será nacional e unificado, para o recrutamento de docentes da rede pública.
A informação, a princípio, é que será realizada uma prova única para auxiliar estados e municípios na seleção de professores para as escolas públicas.
A adesão não será obrigatória e os estados e municípios poderão escolher entre participar ou seguir com os próprios concursos.
Um estudo do Todos pela Educação, mostra uma fragilidade nos concursos que são feitos atualmente.
As provas têm dado pouca ênfase à avaliação da capacidade de ensinar. Somente 3% das questões cobram o “Conhecimento Pedagógico de Conteúdo”, que trata sobre o que e como ensinar os objetivos de aprendizagem dos currículos.
De acordo com o estudo do Todos pela Educação, entre os 23 concursos mais recentes para professor de Português e Matemática, do 6º ao 9º ano, só em quatro estados foram cobrados testes práticos, que consistem na elaboração de planos e demonstrações de aulas.
A pesquisa analisou os concursos públicos mais recentes para selecionar professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizados por 23 redes estaduais e por 19 redes municipais das capitais.
No total, foram examinadas 76 provas de diferentes bancas e cerca de 5 mil questões objetivas.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.