Às contas de Lando
Um pedido inusitado chamou a atenção na última sessão ordinária em Cruz das Almas. O vereador Osvaldo da Paz, solicitou da Mesa Diretora que fosse colocada a apreciação às contas do ex-prefeito Orlandinho. Pedido esse que pegou a todos de surpresa. Será que vai rolar? Bom, uma coisa é fato, Cardeal e os mentores disso tão literalmente fazendo contas. Hoje, o número é favorável para a aprovação, já em 2025…
Dra Nádia, sim ou não?
A vereadora Nádia Moura ao que parece ainda tem seus rumos indefinidos acerca da gestão municipal a partir de 1° janeiro. Fontes ligadas a esta coluna nos confidenciaram que sempre que o nome da mesma é citado em algumas conversas mais complexas, a tesoura come no centro. Um vereador inclusive faz questão sempre de lembrar: “Dra Náudia” é gente boa, mas não defende nosso grupo político. Pelo visto a eleição passou, e o fogo amigo, continuou.
Pedro Mello já jogou o bofe
Na última sessão Pedro Mello fez uma indicação muito pertinente ao governo do estado. Pensando na possibilidade de mais assistência para a Agricultura Familiar, Pedro indicou através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e CAR, que o Setaf tenha ampliação técnica na cidade de Cruz das Almas. Tomara que aconteça e que mais pessoas sejam acolhidas tanto no campo, quanto na cidade. De quebra, já que vai deixar de exercer a vereança, Pedro poderia participar desse processo aí, experiência para tal ele tem.
Podemos, pode ser!
Cacifados pelos 4.321 votos e dois vereadores eleitos, sendo que o segundo mais votado, o Podemos chega junto e pretende ampliar seu leque de espaços dentro do governo municipal.
Provavelmente 2 ou 3 secretarias devem passar diretamente pelo comando do partido. Com às possíveis mudanças, o governo já estuda como remanejar, ainda mais que os de saída, literalmente ‘deram todo sangue’ pelo Prefeito.
Beto do Ibama!
De volta ao cenário político eleitoral, Beto do Ibama ressurgiu nas eleições 2024 após participar ativamente e fazer parte da coordenação vitoriosa de Ednaldo e Roni. Betão anda agora com o nome em alta e muita conversa daqui e dali dão conta de que ele pode vir a assumir uma determinada pasta na cidade de Cruz das Almas. Rum, a ver.
Vai desmembrar ou não?
Esportes e Cultura, Políticas especiais e juventude, agricultura e meio ambiente…vira e mexe, a boataria como no centro acerca do desmembramento dessas secretarias e departamentos. O caso é de se estudar, vai que cola né. O fato é, tem dinheiro pra gerir? Não é só desmembrar, é ter dinheiro pra poder desenvolver às ações necessárias. Bom, dinheiro eu não sei se tem, já, pessoas para ocupar os escalões 1 e 2, aí é que tá, tem gente demais.
A caneta de 30 milhões
O poder de ser Presidente da Câmara de Vereadores é algo que mexe aguçadamente com todos àqueles que são escolhidos para um mandato. Tal relevância é vista diante de tantos acontecimentos por seguidos anos na Casa do Povo, no sentido de se manter na cadeira maior daquela casa. Uma coisa é fato, quem senta no primeiro biênio, dificilmente abre espaço para alguém no segundo biênio, acordos? Acho melhor nem serem feitos não é, nobres edis.
Com um anual de pouco mais de 7 milhões, e um montante que deve chegar a 30 milhões nos próximos 4 anos, a Câmara de Vereadores é de fato um poder importante e que mexe muito com o jogo da política de qualquer cidade. Caneta consagrada essa.
Encerramos por aqui, mas voltaremos em breve com mais histórias para prosear sobre o nosso amado mundo político. Fiquem ligados, porque a política sempre nos reserva momentos de risadas e reflexão. Até a próxima edição do “Proseando a Política”!
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.