A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizará entre os dias 14 e 18 de outubro, em Cruz das Almas, o primeiro Curso de Emergência Fitossanitária (Módulo Básico). O objetivo do curso é capacitar profissionais e técnicos da Agência e de instituições parceiras para garantir maior agilidade e assertividade na resposta a emergências sanitárias, fundamentais para reduzir os danos causados por pragas e doenças.
A Bahia destaca-se como o maior produtor de grãos e fibras do Nordeste, com ênfase em soja, algodão e milho. O estado é líder nacional na produção de cacau, banana, coco, manga e mamão, além de ser o terceiro maior produtor de melancia e limão, e um dos principais na produção de uvas, café e feijão. Também ocupa a terceira posição no país como maior exportador de frutas frescas.
“As constantes ameaças da entrada de pragas e doenças no estado e os impactos na produção agrícola, na economia, na sociedade e no meio ambiente fazem com que a Adab atue e realize capacitações, ações de fiscalização, operações fixas e móveis de trânsito e educação sanitária para retardar a entrada, estabelecimento e disseminação dessas pragas em nosso estado”, afirma Vinícius Videira, diretor de defesa sanitária vegetal da Adab.
A capacitação incluirá a elaboração de um plano de ação e simulações baseadas nas instruções normativas e planos de contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Serão abordadas, de maneira teórica e prática, por meio de exercícios simulados, todas as temáticas necessárias para a compreensão do sistema de emergência relevante para as equipes de quatro Territórios de Identidade da Bahia: Recôncavo, Baixo Sul, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá.
As atividades acontecerão na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com a abertura oficial marcada para segunda-feira (14), às 9h, no auditório da Biblioteca Central da UFRB. A cerimônia será aberta ao público.
Fonte: Blog do Valente
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.