Cruz das Almas Eleições 2024

Santinhos de candidatos sujam ruas de Cruz das Almas na manhã deste domingo

Nas primeiras horas deste domingo (06), diversas ruas de Cruz das Almas amanheceram com santinhos de candidatos espalhados nas proximidades dos principais pontos de votação. A prática, comum em dias de eleição, contraria a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), que proíbe o descarte de materiais de propaganda em vias públicas. Além do impacto visual, o acúmulo de lixo prejudica a drenagem urbana e compromete a limpeza da cidade.

De acordo com a legislação eleitoral, “é vedado espalhar santinhos e outros materiais impressos em locais de circulação pública, pois isso representa crime ambiental e afronta a estética e a higiene urbana”. Embora haja sanções, incluindo multas para candidatos e cabos eleitorais responsáveis, a prática é recorrente e tem gerado insatisfação entre os moradores. O descarte inadequado de santinhos não apenas fere o meio ambiente, como também representa um retrocesso na conscientização ambiental e urbana esperada durante o período eleitoral.

Segundo o Revista Recôncavo, parceiro do JornalZero75, os moradores relataram o impacto negativo do acúmulo de propaganda eleitoral nas ruas, a situação demonstra a necessidade de uma fiscalização mais rígida e de campanhas educativas para evitar a repetição do problema em futuras eleições.

Fonte: Revista Recôncavo

Compartilhe esta notícia

Publicidade

Mais lidas