Eleições 2024

TSE autoriza entidades a atuar como observadoras nas eleições municipais de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu autorização nesta segunda-feira (26) para quatro entidades atuarem como observadoras nas eleições municipais previstas para outubro.

De acordo com o Agência Brasil, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Transparência Eleitoral Brasil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) poderão acompanhar todas as fases do processo eleitoral e emitir relatórios finais sobre suas observações.

A decisão do TSE tem como objetivo reforçar o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a integridade das eleições brasileiras. As entidades terão a responsabilidade de monitorar o andamento do pleito, garantindo que todas as etapas sejam conduzidas com a máxima lisura e segurança.

“A atuação das missões de observação eleitoral nacional no acompanhamento do processo eleitoral e das eleições de outubro próximo demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com a total transparência, além da garantia da lisura, da segurança e da integridade do sistema eletrônico de votação brasileiro”, disse o TSE.

Com isso, o TSE pretende aumentar a confiança pública no sistema de votação e oferecer um respaldo adicional para a integridade do processo eleitoral.

Fonte: Excelsior Recôncavo

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas