Cruz das Almas

Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso divulga tema e data da Festa da Padroeira

A festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso, ocorrerá de 06 a 15 de setembro de 2024.  Neste ano, a celebração será guiada pelo tema “Com a Virgem do Bom Sucesso, Aprendemos a Rezar” e pelo lema “Peregrinos da Esperança”. Esta é uma oportunidade para que todos se unam em oração e preparação para o Jubileu de 2025, renovando a esperança e a devoção à Virgem do Bom Sucesso.

Conheça a História de Nossa Senhora do Bom Sucesso

A origem da invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso é envolta em mistério, com relatos que remontam aos séculos XVI ou XVII em Lisboa, Portugal. Segundo a obra “Santuário Mariano” de Frei Agostinho de Santa Maria, a condessa D. Eyria de Brito recebeu uma imagem da Virgem de um peregrino de forma misteriosa, possivelmente antes de 1629. Ela fundou um convento onde a imagem passou a ser venerada sob o título de “Bom Sucesso”, após uma revelação recebida por uma religiosa.

O “Colégio do Bom Sucesso” em Lisboa, fundado pelo padre irlandês Daniel O’ Daly em 1639, também está ligado a essa devoção. A iniciativa foi apoiada pela condessa D. Iria de Brito, que doou sua quinta de Belém para abrigar religiosas dominicanas vindas da Irlanda.

Outra versão da origem destaca o achado de uma imagem de Nossa Senhora em 1656, durante obras na Igreja do Hospital Real de Todos os Santos, em Lisboa. Esta imagem, oculta durante as perseguições dos luteranos e calvinistas, foi venerada como milagrosa e recebeu o título de Bom Sucesso.

Caminhos da Devoção

Inicialmente, a invocação esteve ligada à morte feliz, como “Bom Sucesso dos Agonizantes”. O Padre Inácio Mascarenhas, da Companhia de Jesus, fundou a Irmandade do Bom Sucesso dos Agonizantes após o achado da imagem, promovendo a devoção em Lisboa.

No Brasil, a primeira notícia da invocação aparece no Rio de Janeiro, no Hospital da Santa Casa, em 1637. A devoção também se propagou em São Paulo, onde chegou no final do século XVII e se estabeleceu em Pindamonhangaba, Monteiro Lobato, Paranapanema, Guarulhos e Itararé.

No Paraná, a devoção está presente em Guaratuba e Bom Sucesso do Sul, além da cidade de Bom Sucesso. No Nordeste, encontramos vestígios da devoção no Ceará, Piauí, Paraíba e Bahia, onde a Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de Cruz das Almas foi estabelecida em 1815.

A festa em Cruz das Almas é mais uma expressão desse rico patrimônio espiritual, unindo tradição e devoção em um evento de fé que continua a inspirar e fortalecer comunidades em todo o mundo.

Fonte: Excelsior Recôncavo

Compartilhe esta notícia

Publicidade

Mais lidas