No último domingo, 28 de julho, na Câmara de Vereadores de Muritiba, ocorreu a cerimônia de entrega da Medalha de Valorização Ancestral 2024, com o propósito de homenagear as Mulheres Negras e do Povo de Santo da cidade. A iniciativa partiu de Patrícia Andrade, conselheira de Cultura e representante das Culturas Populares e Identitárias, em parceria com Felipe Fraga, que era presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Muritiba–CMPCM e Nina Assis que compôs a organização.
Juntos, eles realizaram uma consulta pública para renomear a Lei Municipal Nº 1.257/2024, de 24 de julho de 2024, em homenagem a uma Yalorixá falecida. A consulta pública foi realizada pelo CMPCM nos dias 11 e 12 de maio de 2024, com a participação de 373 votos para a escolha do nome da Yalorixá. A lei foi então denominada como “Lei Yalorixá Martinha de Iemanjá” e a medalha como “Medalha Yalorixá Martinha de Iemanjá”.
Martinha de Santana Pereira, filha de Joana de Santana e Narcisio Santana, foi homenageada. Ela foi iniciada pela Yalorixá Genildes Cerqueira de Amorim (Mãe Cacho de Omolu) do Ilê Axé Ibecê Alaketu Ogum Megegê e fundou o Ilê Axé Olominda. Grandes figuras do povo de santo de Muritiba estavam presentes, como a Yalorixá Josemare de Xangô, que recebeu o troféu da Yalorixá Vencedora.

Diversas homenagens foram feitas em categorias como saúde, educação, arte e segurança. Naiara Oliveira, muritibana e jornalista, recebeu a medalha na categoria destaque e compartilhou sua gratidão o JornalZero75.
Houve também reflexões sobre o preconceito em relação às religiões de matriz africana, enfatizando a importância do respeito, humildade e união entre as pessoas.
A secretária de desenvolvimento econômico, Augusta, e a Presidente Interina do Conselho Municipal de Política Cultural de Muritiba, Jéssica Santos, estavam presentes. Jessica destacou a relevância desse evento em uma cidade conservadora como Muritiba. Por fim, foi lançado o site Travessias do Axé por Láiza Mello, que disponibiliza informações sobre os Ilês (terreiro de candomblé), de Muritiba.
Ao final do evento, Patrícia também conversou com o JornalZero75, destacando a importância da valorização promovida pela cerimônia.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.