Por: Ygor da Silva Coelho
“A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?”(¹)
Durante o São João a cidade ficou cheia de visitantes, os hotéis lotaram, ouviu-se bandas, música e fogos. Três dias de folia. Mas as festas juninas passaram. E agora, José?
Muitos já pensam no São João do próximo ano. No entanto, seria bom se todos pensássemos na possibilidade de a cidade ser visitada todos os meses e não apenas ocasionalmente.
Que sejam bem-vindos os visitantes em busca de festa, fogos e fogueiras. Mas se deve planejar trazer também visitantes identificados com o turismo técnico e cultural.
Como Salvador não pode viver apenas de carnaval, Campos do Jordão do Festival de Inverno, Olinda do frevo, Feira de Santana da micareta, nós precisamos virar a página no dia seguinte ao São João e pensar em um turismo duradouro.
A grandiosidade do nosso São João impressiona, assim como o profissionalismo na organização de um evento de tamanha magnitude.
Um saldo positivo da nossa festa junina também a ser levado em consideração é a demonstração de que podemos usar nossa criatividade, força e inteligência para ir mais longe: Mostrar ao Brasil o nosso potencial, nossa cultura e trazer turistas durante todo o ano.
Caruaru faz também um grande São João e a festa junina é um atrativo para a cidade. Mas Caruaru, paralelamente, investe na cultura popular e fez a sua Feira Livre ser reconhecida como “Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”.
Deveríamos seguir o exemplo de Caruaru. A nossa Feira Livre, embora menor, é rica, tranquila e de fácil acesso. Por que não pleitear um título, pelo menos de Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia?
O tombamento de bens materiais e imateriais é uma das maneiras de preservar as riquezas, memórias e histórias. O pedido pode ser feito ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por qualquer autoridade local.
Que tal se pôr em pauta o assunto? Considerando a nossa riqueza cultural, as possibilidades são reais.
………..
¹Trecho do poema de Drummond de Andrade, “E agora, José?”
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.