A Sesab investe mais de R$ 4,5 milhões em ações para a saúde no São João esse ano. Só para as testagens, são sete unidades de atendimento.
A saúde sexual é uma das áreas de atenção do Governo do Estado no São João da Bahia 2024. A unidade de testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) instalada no Parque de Exposições já realizou 1.788 testes desde a última quinta-feira (13), quando começou a programação junina.
Agente de trânsito em Ilhéus, Isac Vinhas foi uma das pessoas atendidas no posto neste sábado (15) e aproveitou a oportunidade para testar com a esposa e o filho adolescente. “Eu fui abordado pelo pessoal da saúde e achei interessante, já que meu filho está iniciando a vida sexual. Para incentivar ele, eu achei importante que a gente fizesse também”, frisou Isac.
Segundo Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a maior testagem desde o primeiro dia de evento foi em pessoas com idade entre 13 e 29 anos, mas o atendimento é aberto a todos os grupos etários.
“Nós estamos preparados para atender um público diverso. Nesse momento a nossa maior testagem está no grupo etário de 13 a 29 anos, mas nós atendemos todas as faixas etárias com uma equipe multiprofissional de aconselhadores que, nesse momento, faz toda a diferença”, explicou Eleuzina.
Dando exemplo aos mais velhos, a costureira de 73 anos Lourdes da Silva foi realizar o teste para garantir seu cuidado anual com as IST’s. “Eu faço todo ano, todo ano. E é rápido. É coisa de cinco minutos. Todo ano eu faço todos os exames. Eu cuido muito bem da minha saúde e espero que todo mundo venha também!”, incentivou a costureira.
O teste rápido inclui a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A unidade do Parque de Exposições atendeu, para realização dos quatro testes, 447 pessoas desde o dia 13 de junho. O balanço calcula até o momento 1.788 testes realizados. Somente no Parque, a Sesab estima chegar a 6 mil atendimentos até dia 2 de julho.
A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, explicou que as pessoas com resultados reagentes saem do serviço com o encaminhamento para uma unidade especializada, onde vão realizar outros exames e acompanhamento médico. “Os testes reagentes já saem com indicação de consulta para infectologista, hepatologista. Inclusive, em caso de sífilis a gente já tem a penicilina. Então já faz a aplicação aqui”, acrescentou.
Entre as ações também acontece a distribuição de preservativos femininos e masculinos. O acesso é gratuito na própria unidade de testagem Sesab.
Mais saúde
A pasta investe mais de R$ 4,5 milhões em ações para a saúde no São João esse ano. Só para as testagens, foram montadas sete unidades de atendimento: além do posto do Parque de Exposições, em Salvador, outros seis estão instalados nas cidades de Amargosa, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Ibicuí e Cachoeira.
Para atenção às urgências, a Sesab tem no planejamento a instalação de um posto no Parque de Exposições, já em funcionamento. No Pelourinho e em Paripe, a partir dos dias 21 e 22, respectivamente, as unidades instaladas farão o primeiro atendimento de emergência nos casos de necessidade.
Fonte: OffNews
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.