O Diário Oficial do município de Cruz das Almas divulgou do dia 27/05 o resultado parcial da segunda inscrição do edital n° 003/2023, referente ao processo de eleição de diretores e vice-diretores das unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino para o triênio 2025/2027.
O prefeito de Cruz das Almas, em conformidade com a Lei Municipal n° 1.074/2008 (Estatuto do Magistério), tornou público o resultado parcial desse processo seletivo.
Uma decisão polêmica marca este edital: haverá a eleição, realizada pelo prefeito e a secretaria.
No entanto, a secretária de educação, sendo candidata ao cargo de diretora escolar, compromete totalmente a transparência do processo, visto que os documentos serão homologados por ela.
A secretária terá acesso aos trâmites, incluindo a homologação, o que a privilegia diante dos demais candidatos.
Essa situação inédita levanta questões sobre a transparência e a ética do processo, já que a secretária, responsável pela homologação dos documentos da eleição, também é candidata.
O desenrolar desse caso deve ser acompanhado de perto pela justiça. “Pode ser legal mas não é moral”, diz um especialista em gestão pública.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.