Inveja: a doença da alma.
Até ouvir uma palestra de Joaci Góes, advogado, empresário, construtor e membro da Academia de Letras da Bahia, eu considerava a inveja como coisa infantil. -”Deixe de ser invejoso, menino!” Eu desconhecia os livros sobre o assunto, inclusive da literatura mundial.
Na palestra, Joaci discorreu sobre episódios da política baiana, onde a inveja levava os “donos do estado” e “mandatários da política” a tentarem apagar nomes, conquistas históricas e até instituições seculares da Bahia. Não é diferente hoje, os exemplos estão à vista.
A inveja é um sentimento que se perpetua e é mais profundo em pobres de espírito e representantes do atraso.
Freud falou da inveja como produto de um ódio inconsciente, com raízes na infância, relações muito próximas com a raiva e com a depressão.
Já o padre Fábio de Melo numa de suas orações citou: “A inveja é um pecado capital porque é pior que a cobiça. O invejoso não deseja o que o outro tem, deseja apenas que o outro não tenha e não seja o que é.”
Em minha casa reclamam do meu isolamento. De fato, ando reservado e seletivo. Mas tenho respondido que eu me basto com poucos amigos. Amigos verdadeiros, gente solícita, prestativa, humanitária. Gente que veio ao mundo mais para SERVIR do que para se servir dele. Ajo assim depois que a idade me fez distinguir as pessoas de bom caráter daquelas de má índole.
AMO gente que sabe contemplar o belo, valoriza as pequenas coisas e CULTIVA O BEM. Gente que comemora e se alegra com a FELICIDADE alheia. Gente que nasceu para gerar FELICIDADE.
Na minha nova rotina tenho encontrado verdadeiros amigos, pessoas que nos transformam num ser humano MELHOR. É uma dádiva agregá-los à nossa existência.
Por outro lado, aqueles portadores de má índole, que vieram ao mundo para semear discórdia, não contam com a minha simpatia. De ingratos e invejosos quero distância.
Vade retro!
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.