Bahia

Plantão Integrado registra mais de 2 mil ocorrências em cinco dias de Carnaval

O Plantão Integrado dos Direitos Humanos, composto por diversos órgãos e secretarias do governo estadual, além de representantes de outras esferas, registrou 2.173 ocorrências relacionadas a diferentes situações de desrespeito a direitos durante o Carnaval. O balanço parcial foi apresentado nesta terça-feira (13).

Os Plantões Integrados visam atender públicos prioritários da estratégia, como Crianças e Adolescentes, Pessoas com Deficiência, Pessoas Idosas, Pessoas LGBTQIAPN+, Consumidores, Mulheres, Pessoas Negras e Catadores de Recicláveis.

O secretário da SJDH, Felipe Freitas, enfatizou a importância do Plantão Integrado. “Possibilitou uma ação preventiva em todos os circuitos da folia, nos ajudou a identificar pontos de aprimoramento durante a festa e proporcionou atendimento direto a mais de 2 mil pessoas recebidas pelas nossas equipes, tanto nos postos físicos quanto por meio das equipes móveis”.

Com foco especial em crianças e adolescentes, do total de ocorrências até a segunda-feira de Carnaval, mais de 400 foram acolhidos. Situações como exploração de trabalho infantil, negligência de vulneráveis, trabalho em condições precárias e dificuldade de acessibilidade estão entre as mais frequentes.

Neste Carnaval, as equipes de mobilização do Plantão Integrado circulam nos territórios tradicionalmente ocupados pela população LGBTQIAPN+, como o Porto da Barra, o Beco das Cores, o Passeio Público e o Largo 2 de Julho. Além disso, foram distribuídas cartilhas informativas sobre diversidade sexual e de gênero nos postos de atendimento das polícias.

O Plantão Integrado acompanhou, caso a caso, em diálogo permanente com o Observatório Municipal da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra Mulher, Polícia Civil, Postos de Saúde e outros equipamentos da rede de cuidado e assistência.

Reunindo órgãos públicos das três esferas de governo e entidades da sociedade civil, o Plantão Integrado atuou conjuntamente na proteção e defesa dos direitos humanos, seja prevenindo situações de violação, seja atendendo casos em que a situação de risco já esteja instalada.

Durante todos os dias da folia, equipes estiveram nos pontos fixos para atendimento, recepção e registro de denúncias, além do encaminhamento de possíveis casos de violações de direitos.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas