Cruz das Almas

Cruz das Almas: Embasa alerta sobre os riscos da abertura das tampas da rede de esgoto

Diante das intensas chuvas em Cruz das Almas, a Embasa alerta a população sobre a importância de manter os cuidados ao usar a rede coletora de esgoto. A principal orientação é evitar abrir as tampas das estruturas de inspeção da rede para drenar os alagamentos causados pelas chuvas. Essas tampas devem ser manipuladas apenas pela equipe da empresa, devidamente treinada e equipada com materiais de proteção especializados.

A abertura da rede de esgoto para drenagem da água da chuva resulta no transporte de diversos tipos de resíduos, incluindo lixo, areia, pedras e entulhos de construção, o que danifica as instalações da rede e causa obstruções, levando a transbordamentos nas vias públicas e retorno para os imóveis.

“Estamos cientes de que abrir as tampas do sistema de esgoto é uma medida adotada para drenar alagamentos em áreas sem drenagem adequada ou onde o sistema é ineficiente. Essa prática tem sido frequente e ocorreu em locais como as ruas 2 de Julho (Centro), Ivan Carneiro (Cooplan), Embrapa (Chapadinha), Jorge Curi (Vilarejo) e Via de Acesso Miradouro (Areal)”, afirma José Luiz Filho, gerente da Embasa em Cruz das Almas.

Os técnicos da Embasa removeram uma quantidade significativa de areia, pedras e lixo que obstruíram a passagem do esgoto e causaram transbordamentos em várias ruas das áreas mais baixas afetadas por alagamentos.

“É crucial que a população utilize corretamente a rede de esgoto, que é projetada para receber apenas esgoto doméstico dos imóveis conectados. Lixo e água da chuva devem ser encaminhados para sistemas apropriados”, explica.

Compartilhe esta notícia

Publicidade

Mais lidas