Por: Ygor da Silva Coelho
Além de enfatizar o espírito natalino, esse texto é uma homenagem ao Dr. REINALDO DAMASCENO SOUZA.
Aproxima-se o Natal, lojas e ruas da cidade ganham luzes e decoração. Ao ver o movimento de lojistas com o trabalho de ornamentação, lembro-me de anos passados na nossa Rua Leonel Ribas.
A rua de curta extensão, tinha árvores frondosas (castanheiras) em ambos os lados, pouco movimento de carros e segurança. À sombra das árvores gurias brincavam de “baleado” e de cantigas de roda e os rapazes jogavam futebol.
Foi nessa época que o casal de médicos, Dr. Reinaldo Damasceno Souza e Dra. Rita Ramos Souza, vindos da cidade do Prado-BA, passaram a residir na Leonel Ribas, em Cruz das Almas.
Anualmente, às vésperas do Natal, num gesto de doação, o Dr. Reinaldo, por conta própria, se encarregava de ornamentar as castanheiras da rua com lâmpadas multicoloridas.
A iniciativa do Dr. Reinaldo não tinha o sentido apenas de embelezar nosso ambiente e celebrar o Natal. Era um presente para seus vizinhos, uma forma de socializar e uma maneira de dizer ao mundo que o nosso espaço não deve apenas se restringir ao que está no interior do nosso muro, por trás das portas que se fecham. Nosso espaço é o todo: O nosso bairro, a rua, a cidade.
Enquanto morou na Leonel Ribas, Dr. Reinaldo fez a diferença. E todo aquele que faz a diferença fica lembrado pelas boas marcas deixadas.
Hoje eu pintei um muro próximo para refazer um canteiro de flores e evitar que joguem lixo na esquina. Enquanto fazia o meu simples trabalho voluntário, lembrei do grande médico Dr. Reinaldo Damasceno Souza. Um cidadão que passou por nossa rua, deixou bons rastros, fez a diferença e se tornou inesquecível. Um exemplo a seguir!
O que fiz foi um nada, comparado ao que ele fazia e, é provável, continue fazendo no seu novo endereço.
Bravo, Dr. REINALDO!
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.