Meio século de dedicação à produção de ciência e tecnologias essenciais para garantir a segurança alimentar brasileira e elevar o país ao patamar de um dos principais polos mundiais de produção agrícola. Os 50 anos de existência da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foram comemorados durante uma sessão especial realizada nesta quinta-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia.
A iniciativa foi do deputado estadual Eduardo Salles, engenheiro agrônomo e ex-secretário estadual de Agricultura. Durante a sessão, o parlamentar destacou a importância da empresa.
“Sem a EMBRAPA, a agropecuária brasileira não responderia por cerca de um quarto do PIB, não teríamos o maior rebanho bovino do mundo, não seríamos o maior produtor mundial de soja, café, açúcar, suco de laranja, carne bovina e etanol”, enfatizou o parlamentar durante a sessão.
Francisco Laranjeira, chefe-geral da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura, unidade baiana localizada em Cruz das Almas e fundada há 48 anos, ressaltou o impacto positivo da empresa no desenvolvimento da agropecuária baiana.
“Graças às inovações tecnológicas desenvolvidas pela EMBRAPA, testemunhamos a revolução agrícola no oeste da Bahia, o surgimento de um polo exportador de frutas no Vale do São Francisco e na Chapada Diamantina, bem como o florescimento da produção de uvas de mesa e vinhos de alta qualidade”.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, reforçou a atuação da empresa entre os pequenos produtores.
“Nós percebemos a digital da Embrapa no trabalho dos agricultores familiares da Bahia. Quero parabenizar a todos aqui pelo belíssimo trabalho realizado”, afirmou.
Fábio Rodrigues, superintendente do Ministério da Agricultura, ressaltou a relevância da sessão especial, destacando que “este é o merecido reconhecimento a uma empresa que tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da agropecuária no Brasil.”
O vice-prefeito de Cruz das Almas, André Eloy, sete vereadores do município e outras autoridades estiveram presentes ao evento.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.