“Não vamos colocar cerca com arame farpado nos muros das escolas, cacos de vidro ou equivalentes. Não nos chamem pra tratar a escoal dessa forma. Temos que ser resistentes”. Com essas palavras, o governador da Bahia,Jerônimo Rodrigues (PT) justificou sua posição contra medidas como a instalação de detectores de metais para acesso às escolas e unidades educacionais na Bahia.
As declarações de Jerônimo foram dadas nesta quarta-feira (19), em evento que marcou a instalação do Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise). O Comitê envolve diversos entes e organizações do poder público e da sociedade civil, para uma atuação colaborativa de políticas de segurança em unidades escolares. Entre os membros do Cise estão secretários de Estado e representantes de órgãos estaduais e das forças da segurança pública da Bahia.
“A chamada homeschooling, da gente esvaziar escola e levar a escola para dentro de casa… não é o momento de pensar nisso.
Nós não vamos olhar a escola como se fosse ‘protege a escola e estudo resolvido’ porque nossos filhos, nossos estudantes, vão sair daquela porta daqui a pouco e do lado de fora a sociedade ou uma parte dela está adoecida. Ou a gente faz um tratamento geral da sociedade e precisaremos de uma ação policial, precisamos de uma ação de tratamento psicológico, saúde mental, acolhimento, de amor”, disse Jerônimo.
O governador acredita que medidas de acolhimento são mais determinantes para evitar a violência do que ações que, em suas palavras, sitiam as unidades educacionais.
“Queremos fazer um ato de abraço às nossas escolas. O abraçar não significa fazer um círculo ao redor, mas é fazer festivais de poesias, poemas, pedir para alguém contar a história daquela história, de um professor legal, um estudante bacana.
(…) A gente ou cantava o hino antes de entrar na sala, ou um gesto de oração, acolhimento, seja quais forem os atos, escolas que recebem com violão, cantando músicas. A gente precisa iniciar uma cultura para que a recepção de professores, estudantes, familiares, seja de acolhimento.”
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.