Salvador

Profissionais de Saúde de Salvador irão atuar antes do Carnaval começar oficialmente

A secretária de Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), falou sobre o trabalho tocado pela pasta que comanda durante a folia carnavalesca deste ano. Segundo ela, em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (8), a atuação dos prepostos irá se dar antes e depois dos dias oficiais.

“A gente já está fazendo, há quase um mês, a capacitação dos ambulantes, trabalhando a conscientização da vigilância sanitária, ontem foi com os camarotes”, descreveu a titular ao citar um “sentimento de responsabilidade” que a administração municipal tenta dar com essas ações.

Na manhã desta quarta, colaboradores dos órgãos que prestam apoio e estão preparados para ações de urgência e emergência nos circuitos realizaram um simulado com múltiplas vítimas na região do Farol da Barra. Ações como esta, disse Ana Paula, reforçam o trabalho de prevenção, testagem de fluxos e integração de equipes.

“Se acontece um incidente é porque alguém errou, seja com o botijão de gás, numa estrutura de saída de incêncio, então a gente faz toda pré-inspeção, a vistoria e para além disso a gente está preparado para o dia do circuito”, salientou.

Ao todo, 5300 plantões serão realizados pelos 1500 profissionais de saúde mobilizados para atuar no festejo. Cinco equipes especializadas em cirurgias bucomaxilofacial irão prestar apoio nas ocorrências registradas dentro dos circuitos e 115 médicos estarão em serviço nos equipamentos montados nos diferentes percursos.

Quanto a estrutura, serão disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) 135 leitos, 11 módulos de saúde, 11 leitos de estabilização, 73 ambulâncias, 12 motolâncias e 2 ambulanchas.

Ainda no escopo da pasta, estarão em atividade durante o Carnaval 10 postos da Vigilância Sanitária e 2 postos do Fique Sabendo – projeto que realiza testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

“Vamos trabalhar sete dias da semana, 24 horas, mas o posto da Barra começa antes, com o Furdunço, Fuzuê, o Habeas Copos”, finalizou Matos.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas