Até ontem, 24, pelo menos dois pacientes estavam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Almas aguardando transferência para hospitais especializados. As transferências dependem, no entanto, do Sistema de Regulação do Governo do Estado, que ficou conhecido, popularmente, como “fila da morte”, por causa da demora em realizar as transmissões.
Uma mulher está na fila de espera aguardando regulação para fazer uma vaga em UTI. A paciente tem problema respiratório. Na mesma unidade, outras pessoas aguardam transferência. Já na Santa Casa de Misericórdia a situação é quase a mesma, porque sempre tem doentes aguardam a liberação da transferência.
Como é o caso de uma senhora de 90 anos que encontra-se com fratura no fêmur desde do dia desde do dia 15 de novembro aguardando uma avaliação médica especializada com ortopedista.
O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares de acordo com o critério de gravidade e não proximidade. Para isso, o paciente atendido em alguma unidade de urgência e emergência é avaliado, submetido a exames laboratoriais ou de imagem e, se comprovada a necessidade, é solicitada a regulação para que o paciente tenha a assistência necessária.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.