A a regra dos cinco segundos diz que se um alimento que caiu no chão for resgatado em menos de cinco segundos, pode ser consumido normalmente.
No entanto a maioria das pesquisas científicas concluiu que a quantidade de bactérias transferidas para um alimento em contato com qualquer superfície não depende apenas do tempo em que o alimento foi exposto, mas da quantidade de micro-organismos presentes na superfície.
Por exemplo, um pão que ficou por cinco segundos no chão da sua cozinha tem bem menos chance de ser contaminado do que se ele cair em uma calçada de uma rua da cidade, considerando que a cozinha seja mantida limpa.
O tipo de superfície também pode influenciar na contaminação. Um estudo da Universidade de Clemson mostrou que menos de 1% das bactérias que estavam no carpete foram transferidas para o alimento. Agora, quando a comida teve contato com um piso laminado ou em uma madeira, foram transferidas entre 48% e 70% das bactérias.
Embora as pesquisas nos deem uma certa vantagem se considerarmos tempo, tipo de superfície e alimento, do ponto de vista de segurança alimentar, os médicos não recomendam a ingestão de comida que caiu no chão.
É verdade que quanto menos tempo no chão, menos chance da comida ter sido contaminada. Mas não podemos garantir que a pessoa não terá uma infecção intestinal, por exemplo, se comer esse alimento.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.