Halloween é uma festa muito tradicional dos Estados Unidos realizada no dia 31 de outubro. Lá, essa data é comemorada com festas às quais as pessoas vão fantasiadas de monstros, personagens macabros ou apenas inusitados. A sua principal prática dá-se com as crianças fantasiando-se e indo de porta em porta pedindo doces para as pessoas.
Muita gente associa o Halloween aos Estados Unidos, mas as raízes da festa, na verdade, são inglesas . O termo deriva do nome ‘All Hallows’ Eve’, Hallow é um termo antigo que significa santo, enquanto ‘eve’ é o mesmo que véspera. Até o século 16, o nome designava a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, que era celebrado em 1º de novembro.
Historiadores acreditam que a celebração atual é derivada de um antigo festival pagão. A festa celta chamada de Samhain, que significa ‘fim do verão’. Ele durava três dias e começava no dia 31 de outubro. Esse festival, além de ser uma passagem de ano e um marco da aproximação do inverno, tinha uma conotação sobrenatural. Os celtas acreditavam que, na época do Samhain, as barreiras existentes entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos deixavam de existir. Sendo assim, os mortos do último ano peregrinariam pela terra antes de irem para o seu destino final.
Mesmo não sendo uma data oficial no Brasil, a festa tem ganhado cada vez mais adeptos no país nas últimas décadas e é conhecida como Dia das Bruxas. Apesar da popularidade, existe uma certa reação de pessoas que consideram inapropriado o fato de uma festa de outra cultura estar sendo realizada aqui. Esse grupo considera mais adequado a valorização de elementos típicos de nossa própria cultura, como o folclore brasileiro.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.