Por: Ygor da Silva Coelho
PADRE MANOEL! A princípio, todas as pessoas são especiais, mas existem aquelas que ultrapassam a expectativa por sua bondade, pelo carisma e desejo de servir. PADRE MANOEL OLIVEIRA FILHO faz parte desse grupo, é uma das personalidades que honram Cruz Almas com a sua bela história de vida e de dedicação à Igreja Católica.
A inclinação para o sacerdócio foi demonstrada cedo, quando o pequeno Manoel, já como coroinha, auxiliava nas celebrações da Igreja Matriz.
O currículo do Padre Manoel é vasto e rico. Enumerar seus diversos cursos, cargos e funções comporia um livro de tão rica que é a sua história, embora seja ainda um jovem Sacerdote.
Padre Manoel nasceu em Cruz das Almas, em 28 de dezembro de 1966, entre o Natal e o Novo Ano. O período do ano tão significativo já parecia indicar a vinda de um homem destinado a cultivar a alegria, a fé e a espiritualidade.
Citar as primeiras escolas é sempre uma saudosa lembrança e ato de gratidão. Os seus estudos iniciais foram na Escola Pequeno Príncipe, na Escola Walt Disney, nos Colégios Cruz das Almas e Alberto Torres.
Começava a longa e vitoriosa caminhada. Cursou História e Teologia na Universidade Católica de Salvador e fez Mestrado em Jornalismo, na Universidade de Navarra na Espanha.
Foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Geraldo Magela Agnelo, em 04 de junho de 2000. De lá para cá, vem seguindo uma trajetória de luminosidade, abraçando uma vida repleta de projetos para a construção de um mundo melhor.
O conhecimento, o carisma e as virtudes do Padre Manoel o levaram a ocupar postos relevantes e desempenhar importantes tarefas como a Coordenação da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador, além de fazer parte de várias equipes da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil – CNBB.
Num mundo hostil, com guerras e conflitos, homens como o cruzalmense Padre Manoel Oliveira Filho nos dão a esperança de dias melhores.
Intelectualmente preparado, enxerga o universo além das dimensões atuais do nosso tempo e transmite confiança. É um homem de fé, um homem de amor, um criador de esperança.
Os que o conhecem sabem dos seus dons para servir e não para ser servido. É invejável a disposição para atender os que precisam da sua palavra e presença.
A missão de ser Sacerdote é árdua, mas sobra-lhe energia para servir. Embora residindo em Salvador, e com tantos afazeres na Arquidiocese, não deixa de dar atenção à sua Cruz das Almas, aos seus familiares e amigos. Sempre atento ao que ocorre na cidade, ouve os apelos, se faz presente e aconselha. Vibra com os avanços da cidade, se preocupa com os problemas.
Sou testemunha da disposição para escutar nossas preocupações e encaminhar as soluções que lhe são possíveis. Ele não esquece a sua amada terra!
A caminhada do menino coroinha até chegar a Professor de Teologia da UCSAL e Delegado Episcopal para Cultura, Educação e Comunicação Arquidiocese de Salvador foi longa. E ele vai além da Bahia, ultrapassa fronteiras do Brasil, pois também é Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo junto à CNBB.
A paixão pela Igreja é o seu combustível. É o que o motiva e faz com que tenha energia para tanto. E como ele poeticamente diz, é um “teimoso em seguir Jesus Cristo. Nunca desisto. Insisto”.
PADRE MANOEL OLIVEIRA FILHO é um exemplo de história de sucesso. Cruz das Almas reconhece os seus méritos, agradece por sua vida de doação, por suas orações e intercessões junto ao Senhor.
Obrigado, Padre, pela luta e renúncia a tantos prazeres da vida para dedicar-se às pessoas e seguir as palavras de Cristo.
Que você continue sendo um farol que orienta os que necessitam. Que continue sendo o admirado Sacerdote, o querido Professor de Teologia, um amigo da sua gente.
“O amor de Cristo nos uniu!” Uniu nossas histórias, nossos caminhos, nossos sonhos, nossas realidades… É uma honra ser seu conterrâneo!
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.