Brasil

Banco central libera valores a receber: resgate poderá ser feito de forma automática

DF - BC/COPOM/JUROS/REUNIÃO - ECONOMIA - Fachada do edifício-sede do Banco Central em Brasília, nesta quarta-feira, 29, onde ocorre a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) sob a gestão de Gabriel Galípolo. 29/01/2025 - Foto: FáTIMA MEIRA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Quem tem dinheiro esquecido em contas bancárias terá, agora, mais uma facilidade para receber esses recursos.

O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira (26), que será possível solicitar o resgate automático desses valores.

A opção pode ser habilitada no Sistema de Valores a Receber, a partir de uma conta gov.br de nível prata ou ouro, no site valoresareceber.bcb.gov.br.

A ação é exclusiva para pessoas físicas que têm o CPF como número da chave Pix. Quem não possuir, deve, antes, cadastrar a chave em seu banco de preferência.

O crédito será feito diretamente pelas instituições financeiras na conta do cidadão. Anteriormente, era preciso consultar de tempos em tempos o Sistema de Valores a Receber para fazer um pedido manual de cada resgate.

Banco Central informa que não serão enviados avisos sobre a existência do valor a ser devolvido.

No caso das instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix, vai continuar a ser exigida a solicitação dos valores de forma manual. Isso também será válido para recursos oriundos de contas conjuntas.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas