Áudios divulgados em aplicativos de mensagens revelam dificuldades das pessoas para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Recôncavo Baiano. Nesse final de semana, um idoso morreu sem que a família conseguisse contato com o serviço pelo número 192. Outro caso ocorreu na BR-101, onde vítimas de um acidente grave também não conseguiram atendimento.
Um dos áudios foi compartilhado nas redes sociais pelo ex-vice-prefeito e atual vereador André Eloy.
“O idoso aqui já vê a óbito, a gente tá tentando ligar pra Samu, não tá conseguindo, mas a gente conseguiu, a polícia falou que era pra gente ligar pra Samu, a mais a gente tá ligando, não tá conseguindo, desde cedo a gente tá ligando aqui, mas não tá conseguindo.”, relatou um familiar.
Segundo André Eloy, se o SAMU usar a tecnologia para aprimorar o atendimento, o socorro será realizado de forma mais rápida.
“Hoje, rolando os grupos de WhatsApp, vejo essas mensagens. Agora imagine, uma pessoa morta ontem esperando contato com Samu e hoje uma pessoa se tentada, em plena BR-101, na entrada da toquinha pumba, esperando socorro. Se mudar o número do Samu, se o número do Samu. Ou está com defeito. Vamos aprimorar isso, colocar tecnologia a isso e dar celeridade na votação de um projeto nosso, que está na Câmara de Vereadores”, afirmou o vereador.
O projeto que tramita na Câmara Municipal de Cruz das Almas propõe a implantação de um canal de atendimento do SAMU via WhatsApp. A plataforma permitirá o envio de mensagens de texto, fotos, vídeos, localização em tempo real e a realização de chamadas de áudio e vídeo, visando otimizar a triagem e o atendimento dos casos de urgência.
Fonte: Blog do Valente
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.