Bahia

Mulher descobre que está casada com o cunhado por erro em cartório na Bahia

A governanta baiana Fábia Almeida, casada legalmente desde 2012 com Acel Menezes, descobriu há quatro anos que, no sistema de registro civil, aparece como esposa do próprio cunhado, Abel Menezes. O erro veio à tona quando Abel solicitou a segunda via de um documento em 2021, em um cartório da Bahia.

Segundo reportagem da TV Bahia, a confusão foi identificada na observação da certidão de nascimento de Abel, onde constava, de forma equivocada, o casamento com Fábia, cunhada dele. O problema persiste até hoje.

“Descobrimos através da segunda via da certidão de nascimento do meu irmão. Na observação da segunda via da certidão, apareceu que ele tinha casado com Fábia, minha esposa, sendo que eu tenho a nossa certidão de casamento [impressa] toda certinha”, explicou Acel Menezes.

A hipótese mais provável para o erro está na semelhança entre os nomes dos irmãos. Acel e Abel têm apenas uma letra diferente, os mesmos sobrenomes, nasceram na mesma cidade e em datas muito próximas: Abel nasceu em 16 de agosto de 1985 e Acel em 15 de agosto de 1986.

O casal mora em Abrantes, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e precisa viajar com frequência até Serrinha, a cerca de 172 quilômetros de distância, para tentar resolver a situação. Já Abel vive em Juazeiro, no norte do estado, e precisa se deslocar cerca de 7 horas para cuidar do mesmo problema.

Além do transtorno, o erro tem impedido Abel de regularizar seus documentos e conseguir uma promoção no trabalho. Já Fábia foi informada de que uma das soluções seria se divorciar de Acel para corrigir o registro civil — algo que ela rejeita com veemência.

“Eu casei com tanto amor, quando vejo as fotos desse dia eu me emociono. Agora eu talvez precise descasar para resolver a situação e eu não quero isso, não foi um erro meu”, disse Fábia.

A situação, que já dura quatro anos, segue sem solução definitiva. Enquanto isso, a família ainda lida com piadas de vizinhos e amigos.

“Brincam que ela é casada com dois irmãos, que a gente releva para não se chatear, mas é uma situação constrangedora para quem está vivendo”, comentou Acel.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas