Nos últimos anos o consumo de bebidas alcoólicas durante o Carnaval tem aumentado consideravelmente, só em 2024 o aumento foi de 12% a nível nacional, segundo uma pesquisa da Linx, empresa do grupo StoneCo.
Em conveniências e pequenos mercados este número aumentou para cerca de 137%. Em 2025, espera-se que as vendas sigam o mesmo ritmo.
O álcool, que muitas vezes é consumido de forma exagerada durante as festividades, está entre uma das principais causas de atendimentos emergenciais desta época. Os quadros variam de desidratação, vômitos a quadros mais graves, como intoxicações severas, crises convulsivas e comportamento agressivo.
A dica mais importante é ingerir água de forma intercalada com as bebidas alcóolicas. Além disso, é fundamental lembrar de não misturar álcool e energético, pois essa combinação pode causar arritmias, risco cardíaco e outras condições graves.
Deve-se ainda evitar bebidas de procedência duvidosa; não misturar diferentes tipos de substâncias; se alimentar bem antes e durante o consumo das bebidas alcoólicas; respeitar os limites do corpo e saber a hora de parar; jamais dirigir sob efeito de álcool ou drogas; beber devagar.
Fonte: diário de Pernambuco
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.