O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) homenageou o município de Canudos pelos seus 40 anos de emancipação política e administrativa com uma moção de congratulações, apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A homenagem destaca a rica história e a importância cultural da cidade para o estado e para o Brasil.
O parlamentar enfatizou a forte ligação que possui com a população de Canudos, além de reafirmar as parcerias de trabalho e o compromisso de continuar lutando em favor das demandas do município. “Canudos é um símbolo de luta, resistência e fé. Esta moção é um reconhecimento da importância histórica e cultural dessa cidade, que se reinventou ao longo do tempo e continua a inspirar a todos nós. Parabenizo a cidade pela sua história e a toda a população”, afirmou.
A moção ressalta a trajetória de Canudos, desde o início da colonização, com a expansão dos currais da Casa da Torre e a presença das missões jesuítas, até o repovoamento por Antônio Conselheiro e seus seguidores, que transformaram o local em Belo Monte, palco da trágica Guerra de Canudos.
O documento também reconhece a resiliência dos sobreviventes, que reconstruíram a comunidade após a destruição de Belo Monte, e a importância da emancipação do vilarejo de Cocorobó, em 1985, que passou a se chamar Canudos, perpetuando a memória e o legado dessa comunidade.
A moção de congratulações será encaminhada à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores de Canudos, além de ser divulgada para toda a população.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.