O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Alana Dias Rosendo Vasconcelos, recomendou que as secretarias municipais de Educação e Assistência Social de Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Paratinga e Serra do Ramalho desenvolvam e implementem ações educativas voltadas para a prevenção da gravidez na adolescência.A iniciativa deve abranger toda a rede escolar e os equipamentos de assistência social, envolvendo também famílias e a comunidade na discussão do tema.
Segundo a promotora, a taxa de gravidez na adolescência é alta na comarca de Bom Jesus da Lapa, especialmente na zona rural, incluindo casos que envolvem menores de 14 anos.
Além das ações preventivas, o MP-BA recomendou que os municípios estabeleçam diretrizes para o acompanhamento de adolescentes gestantes e puérperas no ambiente escolar, assegurando a continuidade dos estudos. Também foi sugerido:
Implementação de um sistema de busca ativa para identificar e monitorar casos de evasão escolar relacionados à gravidez;Parceria com CRAS e CREAS para acompanhamento sociofamiliar das adolescentes gestantes e puérperas;Criação de um grupo de apoio multidisciplinar para acolhimento e orientação das jovens;
Capacitação de profissionais da educação e assistência social para identificar e lidar com os casos.
As atividades devem ocorrer na primeira semana de fevereiro, durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
No período, os municípios foram orientados a promover palestras, oficinas e rodas de conversa com especialistas das áreas de saúde, assistência social e educação, abordando educação sexual, métodos contraceptivos e planejamento de vida.
Fonte: Blog do Valente
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.