A Receita Federal emitiu um alerta para os usuários do pix no Brasil. Na última quinta-feira (9) o órgão veio a público para informar os usuários sobre um novo golpe que se utiliza de fake news para extorquir pessoas online. Segundo informações, os golpistas contatam os usuários do pix e cobram uma taxa, sob a justificativa de terem ultrapassado R$ 5.000 em pagamentos.
De acordo com a Receita Federal, as informações falsas apontam que transações via Pix acima de R$ 5 mil seriam tributadas, e que o CPF do contribuinte seria bloqueado caso não houvesse pagamento de taxas. Para tornar o golpe mais convincente, os criminosos têm se valido do nome da Receita Federal, utilizando seus símbolos e cores oficiais, além de enviar boletos falsos.
A Receita Federal reforçou que, conforme a Constituição, não há nenhum imposto sobre movimentação financeira, incluindo as transações via Pix. A única alteração é uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro, que agora inclui novos meios de pagamento na declaração de instituições financeiras.
Fonte: Blog do Valente
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.