Suspeita de irregularidades e possíveis crimes foi apontada pela Polícia Federal em ao menos 14 processos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Nos processos, estão inclusas ações de multinacionais e bancos.
Até o momento, foram pedidos a prisão de um lobista e o afastamento de cinco servidores.
Segundo o portal UOL a investigação, focada em processos nos gabinetes dos ministros Isabel Gallotti, Nancy Andrighi e Og Fernandes, foi baseada na análise de conversas achadas no celular de Roberto Zampieri, advogado assassinado em 2023 no Mato Grosso, feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também foram usadas sindicâncias internas do STJ.
São suspeitos assessores que atuaram nos gabinetes dos ministros. Entretanto, nem todos os servidores supostamente envolvidos foram identificados.
Enquanto nenhum ministro do STJ é investigado, apenas uma amostra das conversas foi avaliada no inquérito, o que significa que seu envolvimento não pode ser completamente descartado.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.