Brasil

Pix: quais as novidades previstas para 2025?

Começou a valer no dia 1º de janeiro deste ano algumas novas regras do sistema Pix, do Banco Central. Para começar, apenas instituições financeiras autorizadas pela autarquia agora poderão solicitar adesão ao Pix.

Para garantir maior segurança e controle do sistema, o acesso à oferta do Pix será apenas por empresas com regulamentação específica.

Até serem autorizadas, essas instituições estarão sujeitas a novas regras de controle e transparência. A partir de 1º de julho de 2025, todas as empresas com pedidos de autorização em andamento ou aguardando o período para solicitá-la deverão seguir normas contábeis e de auditoria estabelecidas pelo Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif).

Isso inclui a divulgação de demonstrações financeiras e o envio de dados de clientes ao Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS), além de relatórios de saldos diários e operações de crédito.

O Pix por aproximação é uma novidade também deste ano, que estará disponível para todos, já que em 2024 alguns poucos bancos já se anteciparam, não liberando a funcionalidade para todos.

Os empresários devem continuar atentos às novidades do Pix, já que estados como o Paraná já anunciaram a possibilidade de transações financeiras via PIX com fornecedores em 2025. Assim, outros estados e municípios podem anunciar novidades com o sistema neste ano.

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas