Bahia Polícia

Bahia ganha 1.643 novos policiais militares

Na tarde de sexta-feira (20), a Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), em Salvador, recebeu a cerimônia de formatura de 976 novos soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA), turma 2023.2. O evento, organizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), contou com a presença de familiares e autoridades. Simultaneamente, mais 667 formandos concluíram o curso em outras cidades do estado, totalizando 1.643 novos policiais.

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, e de diversas autoridades civis e militares, esteve presente na solenidade. Em seu discurso, o governador destacou a importância da missão policial e a dedicação dos formandos.

“Vestir essa farda é uma grande responsabilidade. Vocês abriram mão de muitas coisas para chegar aqui, e reafirmo minha confiança em cada um. Que Deus ilumine o caminho de vocês nessa nova etapa de suas vidas”, declarou Jerônimo Rodrigues.

Os 976 formandos da Turma Subtenente PM Manoel Paixão dos Santos, oriundos de 11 núcleos de ensino da capital e da Região Metropolitana, iniciaram o curso em dezembro de 2023. Durante o evento, o comandante-geral da PMBA, coronel Coutinho, ressaltou os valores fundamentais da ética, cidadania e respeito aos direitos humanos que pautaram a formação dos novos soldados.

“Vocês superaram desafios e conquistaram uma vitória extraordinária em um dos concursos mais disputados do Brasil. Agora, inicia-se a missão de servir à sociedade baiana com honra e dedicação”, afirmou o comandante-geral.

A cerimônia homenageou o patrono da turma, o subtenente Manoel Paixão dos Santos, conhecido como “sensei Paixão,” falecido em março de 2024. Reconhecido por sua contribuição como instrutor de defesa pessoal, o oficial foi representado por seu filho, o tenente-coronel RR Gilson Paixão, que recebeu uma condecoração em nome do pai.

Também foram homenageadas a amiga da turma, soldado Elisiane dos Santos, e a madrinha, tenente RR Sueli Silva. Além disso, os três primeiros colocados no curso receberam prêmios por mérito intelectual: soldado Lavínia Kellen Pinto Santos, primeira colocada, Júlio Sérgio Alves Santos, em segundo lugar, e Carlos Ferreira da Silva, em terceiro.

Emocionada, Lavínia celebrou sua conquista: “Foi uma batalha, tive que abrir mão de momentos importantes com minha filha, mas essa vitória é a realização de um sonho.”

Os novos soldados, agora aptos a iniciar o estágio operacional, irão reforçar o efetivo da PMBA em todo o estado, contribuindo para a segurança pública da Bahia.

Fonte: Blog do Valente

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas