Bahia

MPBA denuncia quatro pessoas por obstrução de investigações na ‘Operação El Patrón

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), denunciou quatro pessoas por tentarem obstruir as investigações relacionadas à “Operação El Patrón”. Os denunciados são Filipe dos Anjos Santana, conhecido como “Sabino”; Iggo César da Silva Barbosa; Ioná Santos Silva; e Jackson Macedo Araújo Júnior, apelidado de “Macaco”.

Segundo a denúncia, entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023, o grupo agiu de forma coordenada para dificultar as investigações que apuram a atuação de uma organização criminosa. O esquema foi revelado por meio de uma operação conduzida pelo MPBA.

De acordo com o Gaeco, Jackson Macedo, que estava preso na Superintendência Regional da Polícia Federal em Salvador, teria fornecido a senha e o login de sua conta de armazenamento em nuvem a sua companheira, Ioná Santos Silva. As informações foram repassadas através de um celular cedido pelo advogado Iggo César, também denunciado.

Ioná teria tentado, sem sucesso, apagar arquivos digitais remotamente. Diante das dificuldades, ela teria solicitado a ajuda de Filipe dos Anjos Santana para concluir a destruição das evidências. A ação do grupo, entretanto, foi frustrada pelas investigações.

Deflagrada em dezembro de 2023, a “Operação El Patrón” tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atua na região de Feira de Santana. O grupo estaria sob a liderança de um deputado estadual, que atualmente é acusado de lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada.

Além do parlamentar, o MPBA denunciou outras 14 pessoas, incluindo policiais militares, por sua suposta participação nos crimes. A investigação segue em andamento, com o objetivo de responsabilizar todos os envolvidos.

Fonte: Informe Baiano

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas