O Concurso Nacional Unificado, que é conhecido como o “Enem dos Concursos”, corre o risco de ser anulado após uma ação popular acusar a banca organizadora de usar Inteligência Artificial na formulação das questões.
Conforme explica a Veja, a ação foi ajuizada na 14ª Vara Federal do Distrito Federal, sendo que também é solicitado que a prova seja reaplicada para os 900 candidatos que disputaram a vaga de auditor fiscal do trabalho.
Por isso, a depender do que a justiça decidir, a divulgação dos resultados e a finalização do certame pode ser prejudicada, atrasando ainda mais o CNU.
Recentemente, o Ministério da Gestão e Inovação foi obrigado por ordem judicial a reclassificar candidatos que preencheram o cartão de respostas de forma incorreta.
No processo, os autores dizem que o uso de IA pode ter comprometido o desempenho de alguns candidatos, uma vez que essas ferramentas costumam “fabricar fontes”.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.