O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou a marca de 2.000 foragidos alcançados com a ajuda da ferramenta. O foragido capturado de número 2.000, era procurado pela Justiça de Feira de Santana por roubo e foi detido em Salvador na quinta-feira (24).
Segundo informações da SSP, o homem foi identificado em um ponto monitorado após equipes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionarem o Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPEO), que o encaminhou para a Polinter.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância da integração entre a tecnologia e o trabalho dos policiais, afirmando: “A tecnologia é muito importante, mas não conseguiríamos chegar nesse número e avançar sem os policiais. Seguiremos integrados com foco e fé na missão.”
A tecnologia realiza consultas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e está implantada em áreas estratégicas de Salvador, na Região Metropolitana e em diversos municípios do interior da Bahia. Somente em 2024, já foram localizados 747 foragidos com a ajuda do sistema.
Desde a sua implementação em 2019, o número de capturas tem crescido de forma significativa: foram 110 prisões em 2019, 90 em 2020, 26 em 2021 e 348 em 2022.
Fonte: Blog do Valente
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.