Proseando a Política

Bem-vindos ao “Proseando a Política”, o lugar o humor encontra a política em textos rápidos e divertidos.

A vitória de Ednaldo

Às eleições 2024 configuraram de fato uma reeleição histórica. Nem o mais otimista dos apoiadores e etc, iriam imaginar tamanha diferença que foi descoberta com a abertura das urnas. De um lado Nal batia, do outro os adversários apanhavam. Muitos fatores desencadearam tal triunfo, mas nada como a ação do tempo para que as coisas se acheguem pro lugar. Uma coisa é certa 15.216 votos de frente para o principal adversário foi de fato a maior vitória do Recôncavo.

Renan 2026

Muitos questionamentos acerca da votação de Renan de Romualdo e o fato de não conseguir nem eleger Dra Soze. Fato é que tudo é como um dia após o outro. Em 2022 Renan saiu como um dos destaques das eleições em Cruz das Almas, em 2024 tem esse insucesso grande, como explicar? Uma coisa é certa, coragem e ímpeto não lhe faltam. E pós eleição, Renan já sacudiu a poeira e já se diz pronto para 2026 e para ‘renascer’ novamente. E o principal…sabemos do potencial dele, a ver.

O sonho de Thiago

Apesar da ‘boa’ votação, o sonho de Thiago trouxe algumas derrotas bem doídas dentro de seu grupo político. Nomes bons ficaram em situação complicada para eleição e pós ela. Dois agentes políticos do MDB numa conversa em off já nos sinalizaram que o cenário é de terra arrasada e que tendem a debandar por aí.
Do grupo de Chagas, o MDB perdeu Paulinho e ganhou Angélica e o PDT conseguiu eleger Bimba. Agora o próximo sonho de Thiago é aguardar que seus vereadores sigam a trincheira da oposição, ainda que de fato ninguém seja ligado diretamente a ele.
Vale lembrar que o grupo de vereadores de Thiago tiveram juntos 5.164 votos enquanto ele teve 3.417. Sendo assim 1.747 votos tão aí pelo fogo. Dito issoooo, confia viu, confia.
E segundo ele, 2026 é logo ali, vamos aguardar.

Valeu, Lando!

Bom, sinceramente? Nem o menos otimista petista, iria imaginar esse tombo pra Lando né? Mas enfim…foi guerreiro! Foi pra luta num cenário complicado e vindo de uma gestão muito contestada, mas foi. Andou, percorreu a cidade e botou a cara literalmente no sol.
Perdeu, mas não apaga que já foi eleito três vezes pela urnas e nem o que ele trouxe e deixou para Cruz. Valeu Lando!

O sprint de Bimba

A expressiva votação de Bimba deu a entender de fato que o mesmo deu o verdadeiro sprint final de campanha. Sprint esse que o levou ao top 5 com 1.236 votos. Bimba inclusive teve votos de todos os prefeitos colado com o seu, interessante isso né.
Boa sorte Bimba.

O pau a pau de Édson e Neto

Os 374 votos de diferença a favor de Édson Ribeiro, deram um quê de empate técnico entre ele e Euricles Neto, haja vista que foi a primeira disputa do mesmo e que o páreo foi totalmente duro(lá ele). O fato é que o volume de campanha colocado por ambos foi brutal, e a votação não poderia ser outra. Seu Nego(de vocês) inclusive deve aproveitar o período e ir até a Lapa tentar orar um pai nosso e agradecer, já que mais uma vez Édson agarrou ele pelo pé e puxou. Já Euricles ajudou também Gérson Rubronegro.

Toma 100 toma 200

No último domingo a azulzinha circulou em alta por aí. Um parente e assessor de um agente político tava literalmente louco por aí. Às bolotas de 100 e 200 jorravam dos bolsos da calça e porta luvas do carro do mesmo.
Sim, não era, 20 e nem 50, foi o verdadeiro toma 100 toma 200 e tchau. Resultado? Deu certo viu.

Varredura na oposição

A oposição na Câmara de Vereadores foi toda varrida nesta eleição. Alguns esperados e outros não, o fato é que literalmente não sobrou ninguém pra contar história. Nessa muvuca toda aí, a votação ampla consagrou a situação com um número bem interessante que é de 9 a 6, e pode aumentar? Pode, e como pode. A ver.

Lu, Thirras, Kauã e Araponga

Dentre boas votações e quase marinheiros de primeira viagem ou não, gostaria de destacar esses quatro aí.

Luciana Moreira teve uma votação expressiva e um recado das urnas de que às mulheres podem sim terem mais espaços, e bem que ela merecia.

Thierry saiu bem demais das urnas nesta eleição e com a sensação de que o caminho está sendo semeado de modo simples, sem gastanças e com muitas famílias que gostam dele e seu trabalho social no esporte.

Kauã de Alemão chegou literalmente chegando nesta primeira vez. 4° mais votado no PT botou a cara no sol e o nome ali pro futuro.

Rafael Araponga começou e terminou a campanha sendo correto e sem sucumbir às tentações da política. Ser correto, deixou Araponga de fora, mas o caminho segue aí e sempre com novas lições.

A volta de André e Gérson

Duas figuras importantes voltam a Câmara de Vereadores em 2025.

Gérson Rubronegro após um processo de reorganização política volta a ser representante do povo que lhe confiou 690 votos de confiança. Diferente de alguns, acho, acho, que Gérson não irá apenas se curvar diante do governo. Com uma índole ilibada, tem tudo pra ser um vereador consciente e que de fato fiscalize e cobre o necessário.

O soldado do povo está de volta. Pois é, num cenário de total reinvenção, André Eloy está de volta ao legislativo municipal. Somando muitas perdas e também traições, André ressurge ao lugar em que ganhou projeção. Enfrentando muitas barreiras e sendo literalmente mirado, o soldado do povo saiu mais vencedor. Agora é novamente servir através da Câmara, sendo propositivo e fiscalizador. Boa sorte!

Ximbaaaaa danado

E Ximba hein? Voto pra caramba e certeza de que o volume de campanha rendeu bons votos. Aliás, com o carinho que tem/teve do atual Prefeito, era sabido que ele chegaria bem, e chegou. Agora é ver o que vai rolar adiante, mas Ximba brocou(lá ele).

A parada dura pra Aline, Marcelo e Lillo

Os debutantes da oposição na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas terão uma missão árdua, afinal serão minoria da minoria.
Aline Brandão chegou bem em 4° lugar e relativizou a força feminina para a Câmara.

Marcelo recebeu 916 bons sufrágios das urnas e saiu como o mais votado do PT. Positivo e com o sentimento de uma nova liderança para os próximos passos do PT local.

Lillo desbancou dois vereadores de mandato e outras figuras e alcançou sua vaga na Câmara. Mais conservador acerca do regimento petista, vamos aguardar pra vê o desenrolar dele e suas contribuições para o povo, e para o seu grupo político.

70 mil no bolo

Um candidato a vereador recebeu um bom padrinho político para seus 45 dias de campanha. Com discurso sempre simples e humilde, o mesmo abocanhou 70 badaró pra competir e chegar bem. Inclusive 30 mil em espécie pra sábado e domingo é um valor considerável hein, unununununun!
Mas a fatura vai chegar e nós voltaremos a este assunto de novo, repare só.

Dra Nádia e Jailton, o que fazer?

Dra Nádia e Jailton saíram bem demais dessas eleições. O que vai acontecer com eles agora é uma incógnita, mas uma coisa é certa, precisam serem bem agraciados pelo Prefeito. Ambos inclusive ficaram à frente em números de votos, de outros 6 colegas que acabaram entrando por conta de coeficientes e etc. Vamos aguardar!

Presidência da Câmara

Os burburinhos sobre a sucessão na Câmara já começa a circular por aí.
Nada oficial ainda, e muitas águas ainda vão rolar ou não, mas o que se afigura talvez seja mais uma vez a saída de Édson para assumir Infraestrutura, abrindo espaço para o Pastor Gene e provavelmente para a eleição de Euricles Neto tranquilamente para presidente da Câmara.
Ainda sobre às possibilidades ditas por aí, Ximba poderá assumir a Secretaria de Ação Social, abrindo espaço para Dra Nádia? O jogo está apenas começando, vamos aguardar, a ‘dança das cadeiras’. Mas essa dança aí é boa e todo mundo quer.

Encerramos por aqui, mas voltaremos em breve com mais histórias para prosear sobre o nosso amado mundo político. Fiquem ligados, porque a política sempre nos reserva momentos de risadas e reflexão. Até a próxima edição do “Proseando a Política”!

Compartilhe esta notícia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Publicidade

Mais lidas