Nas primeiras horas deste domingo (06), diversas ruas de Cruz das Almas amanheceram com santinhos de candidatos espalhados nas proximidades dos principais pontos de votação. A prática, comum em dias de eleição, contraria a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), que proíbe o descarte de materiais de propaganda em vias públicas. Além do impacto visual, o acúmulo de lixo prejudica a drenagem urbana e compromete a limpeza da cidade.
De acordo com a legislação eleitoral, “é vedado espalhar santinhos e outros materiais impressos em locais de circulação pública, pois isso representa crime ambiental e afronta a estética e a higiene urbana”. Embora haja sanções, incluindo multas para candidatos e cabos eleitorais responsáveis, a prática é recorrente e tem gerado insatisfação entre os moradores. O descarte inadequado de santinhos não apenas fere o meio ambiente, como também representa um retrocesso na conscientização ambiental e urbana esperada durante o período eleitoral.
Segundo o Revista Recôncavo, parceiro do JornalZero75, os moradores relataram o impacto negativo do acúmulo de propaganda eleitoral nas ruas, a situação demonstra a necessidade de uma fiscalização mais rígida e de campanhas educativas para evitar a repetição do problema em futuras eleições.
Fonte: Revista Recôncavo
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.