A greve dos professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) começou nesta sexta-feira (27), e uma manifestação está marcada para a próxima segunda-feira (30), às 8h, na entrada do campus de Salvador, no bairro do Cabula. Docentes do interior do estado também participarão do ato.
Ainda na segunda-feira, às 13h30, no Teatro do Campus I, será realizada uma assembleia-geral para discutir a proposta do Comando de Greve que será apresentada ao governo na quarta-feira (2). Além disso, a assembleia fará uma avaliação do andamento da greve, que tem como foco as reivindicações por melhores condições de trabalho e respeito à autonomia universitária.
Entre as principais demandas dos professores estão o pagamento de adicionais de insalubridade e o aumento do repasse orçamentário para 7% da Receita Líquida de Impostos, acima dos menos de 5% dos últimos anos.
A categoria também rejeitou a proposta de recomposição salarial do governo, que prevê um aumento de 4,94% entre 2025 e 2026, considerado insuficiente frente à defasagem salarial de 35%, segundo o Dieese.
Fonte: Blog do Valente
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.