O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) marcou para esta terça-feira (17) o julgamento dos recursos dos réus Amarildo da Costa de Oliveira, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira. Eles são acusados pelo assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorrido em junho de 2022 na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. A Quarta Turma do TRF1 avaliará se os réus devem ser julgados pelo Tribunal do Júri, conforme a decisão de pronúncia de outubro de 2023.
Os três réus estão presos e respondem por homicídio e ocultação de cadáver. Bruno Pereira e Dom Phillips foram mortos em uma emboscada enquanto viajavam de barco pela região. Seus corpos foram encontrados dez dias depois, enterrados em uma área de mata a cerca de 3 quilômetros do Rio Itacoaí.
Dom Phillips, colaborador do The Guardian, estava cobrindo temas relacionados a conflitos fundiários e a situação dos povos indígenas, além de preparar um livro sobre a Amazônia. Bruno Pereira, que já havia trabalhado na Funai e na Univaja, recebia ameaças devido ao seu trabalho em defesa das comunidades indígenas e da preservação ambiental.
Fonte: Informe Baiano
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.