O governo federal solicitou apoio internacional para combater os incêndios florestais no Brasil, acionando suas representações diplomáticas em Paraguai, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Chile, Canadá e Estados Unidos.
O Uruguai já respondeu ao pedido e confirmou que pode fornecer ajuda.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) orientou suas embaixadas nesses países a “realizar consultas urgentes” sobre possíveis ações de cooperação, conforme solicitado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).
O Uruguai indicou que pode apoiar o Brasil com uma “aeronave de asa fixa, modelo CASA C-212 Aviocar, da Força Aérea Uruguaia, e a doação de 40 mil litros de líquido extintor de incêndio.”
No dia 4 de setembro, a ministra Marina Silva consultou a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao MRE, para “verificar a possibilidade de apoio com aeronaves (de asa fixa ou rotativa) para o lançamento de água e transporte de brigadistas e equipamentos nas operações de combate a incêndios na Amazônia, com início previsto para setembro de 2024,” conforme o documento enviado ao MRE.
O ofício do Ministério do Meio Ambiente também solicita que os países que puderem oferecer apoio operacional “apresentem a forma de contrapartida do Brasil para a consolidação desse apoio com os meios aéreos, caso estejam disponíveis.”
Além de buscar ajuda internacional, o Brasil também enviou suporte à Bolívia para combater incêndios naquele país. O governo acredita que os focos de fogo próximos à fronteira exigem uma ação conjunta.
Fonte: Bahia.ba
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.