A cidade de Castro Alves (BA) abraça a variação enduro dos motores no cenário nacional neste final de semana. A quinta prova do Campeonato Brasileiro de Enduro acontece na sexta, sábado e domingo, dias 16, 17 e 18, com cerca de cem pilotos.
A presença massiva dos competidores, que prometem levar adrenalina e muita disputa para os expectadores, será tanto de atletas da Bahia como de outros sete estados (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e até um representante da Argentina. Essa será a primeira vez que a Bahia recebe uma prova nacional de enduro, que é a segunda maior competição de motociclismo no país, segundo Wellington Yuri, presidente da Federação Baiana de Motociclismo (FBM).
“Pela primeira vez, a Bahia recebe um evento tão grande. Todas as multimarcas e equipes factories estarão na Bahia. O campeonato vai movimentar cerca de 400 pessoas dos quatro cantos do Brasil na cidade de Castro Alves. É de suma importância receber um evento como este”, conta Yuri.
O evento tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “Sem o apoio do Governo do Estado, da Setre e da Sudesb, nós não conseguiríamos realizar um evento como este já que tudo fica mais difícil, desde a montagem até a divulgação do evento”, completou o presidente da FBM.
Válida pelas 9ª e 10ª etapas do Campeonato, as disputas serão no sábado, 17, com largada a partir das 10h, e no domingo, 18, com largada a partir das 8h no paddock, que será na Praça da Liberdade, em frente à Prefeitura Municipal de Castro Alves, onde estarão o Parque Fechado (PF), a Área de Largada (AL) e o Parque de Trabalho (PT). Antes disso, quinta-feira 15, a partir das 7h, será o dia de início do reconhecimento das Especiais e sexta-feira, 16, o evento contará com a Secretaria de Prova e as fotos oficiais. A divulgação dos resultados oficiais será às 16h30 do domingo.
Ao todo, serão disputadas 12 categorias (E1; E2; E3; EJ; E4; EI; E35; E45; E50; E55; EIA; e ENA). Os pilotos enfrentarão um percurso de três voltas de 55 km, totalizando 165 km de prova por dia. A cada volta, aceleram no Cross Teste Honda, com 3 km, no Enduro Teste KTM, com 8,5 km, e no Enduro Teste CBE, de 6 km.
“A Bahia é muito bem pautada. Teremos pilotos com ranking estadual e nacional. Após a realização desta etapa, acredito que terei dois líderes nas suas categorias. A Bahia estará muito bem. A modalidade vem crescendo muito. Fomos para o Oeste neste ano e vamos de novo, para além do Recôncavo Baiano, que sempre fomos forte, e o Sul da Bahia. Toda a região cresce. Hoje, estamos com etapa kids e feminino também no estadual”, finaliza o presidente da FBM, comemorando a evolução da modalidade.
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.