O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), representante da categoria dos garis, nomeou a operação policial na Praia do Cantagalo, na Cidade Baixa de Salvador, como “irresponsável”. Isso porque, na manhã desta sexta-feira (26/07), os pms utilizaram um fardamento da Limpurb para realizar a ação. Agora, os agentes de limpeza temem represálias e o sindicato decidiu suspender os serviços na região.
Em entrevista ao Informe Baiano, Suíca ressaltou. “Quem ordenou essa operação é extremamente irresponsável”, disse. “O secretário vai ter que buscar um responsável pra poder esclarecer esse ato extremamente perigoso”, iniciou.
“Eu entendo que o sindicato, na figura coordenadora, tem que impedir a permanência desses trabalhadores neste local, porque esses trabalhadores vão correr riscos”, pontuou. “Alguém deu esse fardamento aos policiais sem pensar nas consequências futuras. Eu estou indignado com isso. Qualquer decisão que o sindicato vier a tomar, de não deixar fazer qualquer tipo de limpeza nesse local, tem total apoio”, finalizou Suíca.
Em nota enviada ao IB, a Prefeitura de Salvador confirmou a suspensão dos serviços de limpeza na região da Cidade Baixa. “Durante a ação, policiais utilizaram uniformes da Limpurb. O uso do fardamento não foi autorizado pela Limpurb”, declarou a gestão municipal.
“A situação causou transtornos para os serviços de limpeza da cidade, uma vez que está dificultando a entrada de caminhões em algumas localidades. Agentes do serviço de limpeza temem represálias, e alguns deles, inclusive, já relataram terem sofrido ameaças após o ocorrido”, pontua o comunicado.
“A Prefeitura reforça que sempre está disposta a colaborar com as autoridades policiais nas ações de segurança pública. Contudo, lamenta a situação causada e reforça que o uso indevido do fardamento coloca em risco a integridade física dos profissionais que atuam diariamente realizando a limpeza na cidade”, acrescenta.
“A gestão municipal destaca ainda que mantém diálogo com as autoridades competentes e com os profissionais que atuam na limpeza da cidade para que os serviços possam ser normalizados”, finaliza a prefeitura de Salvador.
Nota da PM
A Polícia Militar da Bahia ressalta que atua sempre com o objetivo de proteger a população das ações criminosas. Informa, também, que está apurando com o comando da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Comércio) as circunstâncias da ocorrência que terminou com sete suspeitos presos e drogas apreendidas na praia do Canta Galo. Acrescen-ta, ainda, que todas as medidas necessárias para garantir a prestação de serviços públicos na região serão adotadas.
Via Informe Baiano
Compartilhe esta notícia
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Jornal Zero75. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.